Skip to main content

Educomunicação parental : fator de satisfação e sucesso escolar inclusivo nos adolescentes

AUTOR: Zélia Leandro Sequeira Belo Torres
COTA: CE/1563-BC

EDITOR: Edições Universitárias Lusófonas
ANO: 2021
RESUMO: Estamos perante uma obra de referência, como projeto de investigação e desenvolvimento singular em Ciências da Comunicação.

Na realidade, cada vez mais nos vamos procurando encontrar no culto e exercício da pedagogia educomunicacional, infocomunicacional e cultural em equidade.

Nesta aceção, também procuramos saber ser capazes de nos encontrar nas raízes das coisas, para pesquisar, investigar e desenvolver novos e específicos processo de relacionamento e interação nessa estratégia equitativa, e equacionar hipóteses inovadoras e cada vez mais abrangentes e ajustadas às diversificadas necessidades sociocomunicacionais e sociocognitivas com que nos vamos confrontando, nesse relacionamento interacional, entre pessoas com desvantagens ou limitações de ordem educativa, comunicativa e cognitiva, e pessoas sem essas condicionantes.

Mas esta preocupação também se estende, cada vez mais, a esse relacionamento e a essa interação entre o professor e os alunos, seja nas aulas ou fora delas, em que a valência binominal Família-Escola sempre se evidencie e aconteça com a preponderante relevância no desenvolvimento biopsicossocial e humano.

Quando aludimos à educação e teorias educacionais, temos em mente saber comunicar num propósito educativo, falando e trabalhando a infocomunicação pedagógica para educar com o êxito desejável.

Mas o processo infocomunicacional às vezes não é o adequado ao nosso interlocutor, para que ele nos entenda, perceba bem o que lhe estamos a transmitir.

Quando se fala de comunicação educacional, para educar, temos de conjugar inforcomunicação e educação entre si, inclusive num propósito meta-educomunicacional, para que se possa usar a infocomunicação correta em educação e a educação certa, pedagogicamente informando e comunicando.

No entrecruzamento epistemológico da conceptualidade epraxicidade, do teórico-empírico e científico, a inforcomunicação e a educomunicação são variáveis intrinsecadas entre si, cujo itinerário e rumo metodológico estratégico, na análise e interpretação, redimencionamento mais humanizante e ajustada implementação de procedimentos de natureza parento-filial bem se apresenta espelhado neste livro de sentimento e ciência, onde emergem a experiência e a observação, a necessidade de sairmos de nós mesmos ao encontro da 'escola das coisas', pretendendo, nesta dimensão durkheimiana, 'conhecer e compreender' essas coisas, no caso, a infocomunicação parento-filial, em que se avalia o 'fator de satisfação e sucesso escolar inclusivo nos adolescentes'.

Excelente investigação que urge ser difundida, entendida e absorvida aos níveis familiar, escolar, social e científico.