Skip to main content

Desenvolvimento motor : autonomia e vinculação

AUTOR: Francisco Alberto Ramos Leitão
COTA: CE/1559-BC

EDITOR: Edições Universitárias Lusófonas
ANO: 2020
RESUMO: O presente livro, intitulado Desenvolvimento motor - autonomia e vinculação, surge no contexto da Unidade Curricular de Desenvolvimento e Adaptação Motora, no sentido de proporcionar aos alunos melhores condições de aprendizagem, facilitando a construção de procedimentos organizacionais, de contextos sociais de aprendizagem, mais autónomos, dinâmicos e participativos.

Respeitando as linhas gerais definidas na Ficha desta Unidade Curricular, de que o autor é regente, ao longo dos diversos capítulos são abordados temas tão diversificados como as principais teorias do desenvolvimento, o desenvolvimento pré-natal, o nascimento e as competências do recém-nascido, o desenvolvimento da locomoção e da preensão, aspectos históricos e principais abordagens ao jogo. No que à aprendizagem motora diz respeito serão nomeadamente abordadas as teorias dos sistemas dinâmicos.

Não tivermos forma alguma a pretensão de cobrir, ao longo dos diversos capítulos que constituem este livro, a imensidade dos tópicos que caiem sobre a alçada do conceito tão vasto e genérico de desenvolvimento, o que aliás em muito ultrapassaria as nossas competências, o que não nos impede de deixar uma abordagem alargada e tanto quanto possível compreensiva da problemática do desenvolvimento, nomeadamante quando nos situamos no âmbito do desenvolvimento e adaptação motora, até, porque, como a própria investigação sugere, há que dar mais atenção e encorajar os estudos sobre as interdependências entre os diversos domínios do desenvolvimento (cognitivo, motor, afectivo, social).

O desenvolvimento motor não é exercício mecânico e repetitivo, mas jogo, criatividade, descoberta, desejo. Não é um processo solidário e individual, um processo unicamente centrado na criança individual, é, antes de tudo, um processo social que decorre em contextos físicos e sociais onde a ajuda e o apoio do outros são fundamentais.