Sobre a Biblioteca

"A Biblioteca Victor de Sá pretende estar próxima dos seus utilizadores, com o apoio de técnicos especializados e recorrendo aos recursos fundamentais de informação documental."

A Biblioteca Victor de Sá foi inaugurada em 1994, no Palácio de Santa Helena, em Lisboa, com cerca de 4.000 monografias, das quais 3.000 foram oferecidas pelo Prof. Victor de Sá, docente e 1º Bibliotecário Geral da Universidade Lusófona. A 17 de Novembro de 2000, a Biblioteca mudou para a sua atual localização, no Campo Grande, nº 380-B, sendo hoje um espaço privilegiado da Universidade Lusófona, com um significativo acervo documental, tanto em suporte papel como em suporte digital, em constante atualização e contemplando as várias áreas do conhecimento, organizadas tematicamente.

Na Sala de Leitura, os utilizadores têm acesso direto às obras em suporte papel, tanto para consulta local como para empréstimo domiciliário, bem como ao catálogo eletrónico e bases de dados em linha adquiridas por compra, podendo o utilizador usar para o efeito, tanto os postos de consulta disponíveis na sala, como os próprios computadores portáteis, através das redes Eduroam e FreeULHT, podendo sempre contar com o apoio dos técnicos da Biblioteca, responsáveis pela organização e disponibilização documental.

A possibilidade de consulta destes recursos eletrónicos da Biblioteca Victor de Sá através de WebVPN, utilizando as credenciais de Aluno ou de Professor, vem consolidar a interação, inclusive à distância, com os utilizadores, permitindo que os mesmos possam usufruir, em qualquer local, de milhões de documentos em texto integral.

Na página da Biblioteca, para além de se consultar o catálogo, bases de dados e recursos adquiridos por compra, pode-se também pesquisar recursos documentais em Acesso Aberto, consultar os regulamentos da Biblioteca, a exposição de novidades bibliográficas, e entre muitas outras informações disponibilizadas, é possível contactar os técnicos responsáveis pelos diversos serviços disponibilizados.

A Biblioteca Victor de Sá pretende desta forma, e acima de tudo, estar próxima dos seus utilizadores, com o apoio de técnicos especializados na área das ciências documentais e recorrendo aos recursos fundamentais para a prestação de serviços adequados às necessidades de informação documental.

José Carvalho, Diretor da biblioteca


A atual Biblioteca da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, teve o seu embrião em 1994, num espaço do Palácio de Santa Helena, no Largo do Sequeira, n.º 7, em Lisboa, começando a funcionar com cerca de 4.000 monografias, das quais 3.000 foram oferecidas pelo Prof. Victor de Sá, docente e 1º Bibliotecário Geral da Universidade Lusófona.

Em 17 de Novembro de 2000, a Biblioteca muda para novas instalações, as atuais, no Campo Grande, nº 380-B, num edíficio contíguo ao da Universidade, mantendo a designação.

Hoje é um espaço privilegiado da Universidade, com um significativo acervo documental, em constante atualização, constituído por mais de 78.000 documentos em suporte papel:

  • 76.000  Monografias
  • 1.698 títulos de publicações em série:

Além dos documentos disponibilizados em formato papel, a Biblioteca Victor de Sá dispõe igualmente de documentos digitais e Bases de Dados em linha.

Consulte os nossos Recursos Electrónicos

Horário de Funcionamento
De 2.ª a 6.ª feira das 10.00h às 22.30h

Localização
Campo Grande, 380 - B
1749-024 LISBOA

Contacto Geral
Tel.: + 351 21 751 55 00 – Ext. 711 e 713


Siga-nos online:

Testoteca

Mais informações

Rede de Bibliotecas LUSÓFONA

Consultar

Propostas de Aquisição

Todos os utilizadores poderão efectuar uma Proposta de Aquisição.

Preencher proposta

A aquisição de uma obra está sujeita à apreciação da Direcção do Curso/Escola.

Universidade Lusófona