SEMANA DO ACESSO ABERTO – 2020

 A Semana do Acesso Aberto realiza-se entre 19 a 25 de outubro com o tema: Open with purpose: taking action to build structural equity and inclusion

O movimento mundial do Acesso Aberto - ou Acesso Livre - pretende sensibilizar e potencializar o acesso à informação de forma mais equitativa e global, para que a investigação e/ou avanços científicos não se restrinjam a grupos específicos da população, visando assim uma maior difusão, utilização e reutilização do Conhecimento, para um mais rápido e amplo progresso científico e cultural a nível internacional. 

Este ano as preocupações estão, essencialmente, ligadas à equidade, inclusão e igualdade, que serão o foco principal das atividades desenvolvidas pelas diversas instituições que vão criar eventos para celebrar esta semana.

 

Mas, sabes o que é o Acesso Aberto?

O Acesso Aberto refere-se a toda a documentação digital disponível na internet em Acesso Livre, sem custos associados à sua consulta, com a autorização do autor e/ou editor. 

 

Que tipo de documentação, de caríz científico, se pode encontrar em Livre Acesso?

Publicações periódicas que disponibilizam parcial ou totalmente os seus conteúdos em Acesso Aberto e universal.

Plataformas com eBooks em Acesso Aberto.

Documentação produzida em Instituições de Ensino Superior (tais como teses e dissertações, artigos científicos, entre outros) e integrada em Repositórios Institucionais criados para o efeito.

 

Toda a documentação em Acesso Livre é fidedigna? Como posso ter a certeza?

Nem tudo o que existe no mundo digital é fidedigno, nem deve servir de base para o estudo/investigação de temas e trabalhos. É necessário confirmar a sua proveniência, tendo em vista, entre outros aspetos: quem é o autor, onde foi publicada essa informação e a data em que foi redigido o texto em análise. Também é importante averiguar se tem uma revisão dos pares, sob o crivo de uma análise crítica de cientificidade.

 

O que são períodos de embargo?

Nem toda a documentação em Acesso Aberto fica imediatamente acessível após a sua publicação, podendo depender de períodos de embargo que variam consoante as políticas implementadas por cada editora/instituição que disponibiliza esta informação na internet. Por exemplo, existem casos em que um dado artigo poderá ficar disponível em Acesso Aberto apenas um ano após a sua data de publicação numa determinada revista científica.

 

O que é o Acesso Aberto Dourado?

São todos os artigos que são disponibilizados diretamente pelas Revistas Científicas em Acesso Aberto, publicando-os na internet sem qualquer tipo de restrições. Nem todos os artigos que se encontram em Acesso Aberto na internet podem ser considerados de Acesso Aberto Dourado, dado que a sua disponibilização pode ser apenas temporariamente livre, ou pode ter os já referidos períodos de embargo associados.

 

E o Acesso Aberto Verde o que é?

O Acesso Aberto Verde, também conhecido como Auto-Arquivamento, decorre da disponibilização por parte do autor, do seu trabalho/artigo (manuscrito ou já publicado) num Repositório Científico em Acesso Aberto. Contudo, este processo está dependente das políticas de depósito autorizadas pelos editores, bem como das instituições detentoras dos Repositórios/Bases de Dados.

 

Sabes que recursos estão disponíveis em Livre Acesso na Universidade Lusófona?

O Grupo Lusófona desenvolveu o ReCiL - Repositório Científico Lusófona, onde podes encontrar em Acesso Aberto toda a documentação produzida no âmbito dos vários cursos ministrados bem como dos vários Centros de Investigação existentes.

Sabendo que na internet existem muitos recursos em Acesso Aberto acerca dos quais nem sempre temos a certeza se são fidedignos, a Biblioteca, na sua página, apresenta  uma diversidade de links para várias Bases de Dados em Livre Acesso disponíveis na internet, Repositórios: como ReCiL, mas também o  RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal e Repositórios Científicos Internacionais. Também aqui poderás encontrar Títulos de Publicações Periódicas e eBooks, organizados por áreas temáticas, bem como relatórios, portais, etc. 

 

Testoteca

Mais informações

Rede de Bibliotecas LUSÓFONA

Consultar

Horário de Funcionamento
De 2.ª a 6.ª feira das 10.00h às 22.30h
Ao Sábado das 10.00h às 18.00h

Localização
Campo Grande, 380 - B
1749-024 LISBOA

Contacto Geral
Tel.: + 351 21 751 55 00 – Ext. 711 e 713


Siga-nos online:

Propostas de Aquisição

Todos os utilizadores poderão efectuar uma Proposta de Aquisição.

Preencher proposta

A aquisição de uma obra está sujeita à apreciação da Direcção do Curso/Escola.

Universidade Lusófona
Universidade Lusófona do Porto